Saiba Mais Sobre o Google Panda


Google Panda tem sido assunto de conversa, debate, artigos e muito mais durante os últimos meses, mas na verdade nunca escrevemos aqui sobre esta nova atualização de algoritmo do Google. Para quem não sabe, o Google Panda é basicamente uma atualização algorítmica que tem como objetivo penalizar as content farms e link farms que se encontram um pouco espalhadas pela internet. Tanto as content farms como as link farms têm como objetivo conseguir atrair visitantes através de conteúdo de baixa qualidade, cópias integrais de artigos de outros blogs, ou simplesmente citações de conteúdos de outros sites, sem que na verdade ofereçam conteúdo e insights de grande qualidade para os seus usuários. Todo o tipo de sites/blogs que se encaixe nesse perfil, será penalizado nos seus posicionamentos orgânicos nos resultados de pesquisa do buscador Google.
O Google Panda foi oficialmente lançado no passado dia 12 de Agosto. O Pedro Dias da Google escreveu um artigo sobre o lançamento em Português, onde explicou que apenas 6-9% das pesquisas orgânicas serão afectadas pelo novo algoritmo, e o Fábio Ricotta da MestreSEOescreveu um artigo e publicou um vídeo onde explica que o objetivo da Google passa por penalizar sites relacionados com hypes, notícias do dia e conteúdos de baixa qualidade que se aproveitam de situação mediáticas para atrair tráfego em grandes proporções, não oferecendo uma boa experiência para os seus usuários.
google panda

O QUE ESPERAR DO GOOGLE PANDA?

Quando o Google Panda foi lançado oficialmente nos Estados Unidos e para pesquisas em inglês, ele afectou diretamente 12% das pesquisas orgânicas. Isso reflectiu-se obviamente no tráfego de muitos sites, e de acordo com a Search Engine Land, o top 10 das maiores quedas inclui maioritariamente diretórios de artigos, como por exemplo a ezinearticles, que perdeu mais de 90% dos seus posicionamentos no buscador da Google. Esta alteração algorítmica é na verdade bastante cruel em termos de indexação e resultados, pelo que se você tem um site de baixa qualidade onde o objetivo é conseguir atrair visitantes e gerar dinheiro através de anúncios do Google Adsense, o mais provável é que você tenha de alterar a sua estratégia.
Em termos de Google Analytics, a actuação do Panda seria algo deste género. Se reparar, a partir de 17 de Maio, este site sofreu uma penalização por causa do Google Panda, e o seu gráfico de tráfego orgânico caiu de forma abrupta e bastante visível, embora o seu volume de tráfego não fosse alto. As alterações do Panda são algo bastante simples de verificar em termos de Google Analytics, especialmente se o seu site for penalizado por esta atualização.
De acordo com um artigo do Cassiano Travareli, esta atualização do algoritmo do Google tem como objetivo melhorar a experiência do usuário em todos os aspectos, sendo que passa a ser extremamente importante avaliar alguns critérios relacionados com o comportamento dos seus usuários em seu site/blog, nomeadamente:
  • Qual o Bounce Rate da página?
  • Qual o tempo médio que o usuário gasta em sua página?
  • Qual o tempo médio que o usuário gasta em seu site?
  • Usuários clicam em seu resultado e depois voltam para as SERPs e entram em outros resultados?
  • Seu site é altamente focado em anúncios atrapalhando a experiência do usuário?
  • Você tem conteúdo a oferecer que atenda a necessidade daquela busca?
  • Você traz informação a seu usuário, ou tenta apenas lhe vender algo?
  • O conteúdo em sua página é único ou copiado de terceiros?
  • O tempo de carregamento de sua página é baixo?
  • Logo ao entrar, está claro para o usuário o contexto da página?
  • Usuários tem bloqueado seu site nos resultados?
Basicamente todos os fatores de navegabilidade e acessibilidade serão tidos em consideração na hora de separar os sites/blogs com qualidade, daqueles que não apresentam qualidade e/ou têm os seus usuários em consideração. Mais, se uma página do seu site/blog tem baixa qualidade e está linkando diretamente para outros páginas do seu site/blog, você poderá estar prejudicando páginas de qualidade por intermédio dessa página de baixa qualidade. Preocupe-se em criar conteúdo único e de grande qualidade, para que o seu usuário possa permanecer por muito tempo, ao invés de retornar ao Google para refazer a sua busca inicial.

SEU BLOG ESTÁ PREPARADO PARA O GOOGLE PANDA?

Nesta altura e tendo em consideração que uma alteração algorítmica deste género demora alguns dias a ficar 100% concluída e ativa, é altura de começar a analisar algumas coisas, nomeadamente o comportamento do seu site/blog em determinadas palavras-chave ou termos de pesquisa. O ideal nestas situações é utilizar o Google Analytics para realizar comparações semana a semana e verificar como está o comportamento orgânico do site.
Comece por especificar as datas que pretende analisar, e clique na opção “Comparar com o último” para realizar uma comparação entre datas do mesmo período do mês passado ou simplesmente na semana passada. Dado que o Google Panda foi apenas oficializado há 3 dias e provavelmente ainda estará em fase de implementação geral, é natural que você tenha de ir acompanhando as métricas ao longo do tempo para verificar se o seu site está produzindo melhores ou piores resultados.

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