Por que sonhamos e por que temos pesadelos?



Descobrir o motivo e a finalidade de sonhar é um estudo que já caminha a mais de 100 anos, ou seja, desde a antiguidade tem se buscando informações sobre sonhos e pesadelos, sendo que já houve quem publicasse informações a respeito dos sonhos dizendo que os mesmos são fenômenos sobrenaturais que se originavam através da pisque humana e que conseguisse interpretá-lo entenderia o que acontece em sua mente. Será? Na época em que Freud Sigmoundo criou tal caracterização dos sonhos, o mesmo foi ignorado e até mesmo zombado, mas nos últimos tempos sua definição voltou a ser estudada. 
De acordo com a ciência, a teoria de Sigmound é que os sonhos são verdadeiramente restos de algo que tenha acontecido no dia, ou seja, algo que ocorreu ontem ou hoje e que foi refletido em seus sonhos. Estateoria foi comprovada posteriormente por Jonathan Winson e Constantine Pavlides, depois de analisar diferentes cérebros de ratos, concluindo assim que os neurônios mais ativados durante o dia continuam ativados durante a noite. Mas o que isso significa? Significa que algo que tenha acontecido em seu dia e que foi muito marcante para você, certament6e fará parte de seu sonho ou será tema de sonhos ou pesadelos. Para ficar mais claro, leve como exemplo uma pessoa que teve seu dia marcado com o ataque de um cachorro super violento e bravo, sem dúvidas ela sonhará com o cachorro.
No entanto, assim como já foi dito por Freud, nós não temos diariamente uma emoção ou acontecimento forte, assim os sonhos nestes dias são apenas uma confusão de todas as experiências já presenciadas. Contudo, após esta afirmação surge outra dúvida: de onde é que vem aqueles sonhos inusitados em que você nunca viu cena igual? Segundo a ciência, estas cenas e imagens que você nunca viu que fazem parte de seus sonhos veem de seu inconsciente, região em que estão armazenadas as lembranças que foram obtidas durante toda a vida. Assim, quando você forme e começa a sonhar, este sonho passa pela fase denominada de Movimento Rápido dos Olhos (sigla em inglês REM), sendo que nesta fase é que ocorre o verdadeira ovos mexidos de memórias.
 É nesta fase em que uma lembrança de ligue com outra devido a alta atividade cerebral, o resultado são sonhos loucos e super diferentes. Contudo, não existem informações sensoriais da privação voluntária ou involuntária do sono durante a noite, ou seja, não há cheiros, áudio, imagens e outras informações presentes enquanto estamos acordados, algo que acontece pelo fato da atividade sensorial que encontra-se livre e pode ir para qualquer lugar que desejar, seguindo sempre as memórias mais fortes. Por este motivo, seus sonhos possuem imagens aparentemente inéditas e originais que são na verdade combinações de diferentes símbolos que você presenciou em experiências passadas.
Entretanto, você já parou para pensar na finalidade do sonho? De acordo com os especialistas, o sonho tem a função de aparentar comportamentos que posem causar bons sonhos ou pesadelos, sendo que estes são definidos como recompensa ou punição. A função é de que sejam evitadas manifestações que causam pesadelos, isto é, de proporcionar manifestações de desejo. 
De acordo com Freud, os sonhos e pesadelos se fazem presente quando tomamos contato de nossos desejos, sejam eles proibidos ou não, assim surgem como algo ameaçador aumentando a tensão que logo nos faz acordar, algo que geralmente acontece na melhor parte do sonho, não?

0 comentários:

Postar um comentário

Globo Mais - O maior portal hightech ao alcance de seu click

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes