Os aeroportos mais apavorantes do mundo

Pistas de pouso curtas, estreitas e cercadas por montanhas, aterrissagem na areia da praia e aeronaves voando baixo enquanto cruzam ruas movimentadas. Esses aeroportos enchem de razão quem morre de medo de ir (e vir) pelos ares viajando de avião.



A pista fica entre uma montanha e o mar, na cidade portuguesa de Funchal, capital da turística ilha da Madeira. Fortes ventos, vindos de todas as direções, dificultam a aterrissagem, que só pode ser executada por pilotos experientes, com licença de voo especial. Ao sobrevoar a pista, é comum que os pilotos uma força ascendente, como se o avião não "quisesse" pousar.
A ponte com 180 colunas, construída para aumentar a extensão da pista, foi considerada uma 
das cem grandes obras da engenharia civil no século XX.





Nessa pequena pista do Caribe, só pousam aviões pequenos com capacidade para, no máximo, 20 passageiros. O piloto tem apenas 650 metros de asfalto para pousar e decolar e, ainda por cima, uma das extremidades da pista termina onde começa o oceano. Na praia, os banhistas são alertados, por placas, para não se aproximarem da cabeceira.
Apesar da fama de perigoso, o aeroporto só tem dois registros de acidente, em 1999 e 2001, no banco de dados da Aviation Safety Network, que cataloga desastres aéreos.




É difícil de acreditar, mas a foto acima é real. Não tem nada de montagem, não! Trata-se de mais um aeroporto caribenho com a pista acabando na beira da praia. Quando um avião se aproxima do Princesa Juliana, os turistas param tudo, seja para filmar e tirar fotos, seja para se esconder - as aeronaves chegam a passar a 10 metros da cabeça dos banhistas.
Inaugurado em 1942, durante a 2ª Guerra Mundial, é o segundo aeroporto mais movimentado do Caribe e, apesar do fluxo intenso de grandes aviões, nunca registrou acidentes.



os 400 metros de pista se estendem por um terreno elevado, à beira-mar, e se tornam mais perigosos por causa dos desfiladeiros rochosos nas cabeceiras. Em cada ponta da pista há um X desenhado, indicando que ela não comporta voos comerciais. A pista só comporta pequenos aviões particulares e, para seguir pousando e decolando no Juancho Yrausquin, os pilotos são submetidos a testes mensais.
É recomendável que os aviões pousem na Ilha de Saba com o tanque cheio, já que não há combustível de avião por lá.



Quanto mais perto do céu, mais fácil deveria ser voar, certo? Nesse aeroporto, localizado a 2900 metros de altitude, a conversa é outra. O Lukla atende um publico bem específico - expedições rumo ao topo do Everest - e tem uma rotina rígida. Os alpinistas que voam para lá partindo de Katmandu só podem pousar durante o dia e com condições favoráveis, se não quiserem trombar com as montanhas antes da hora.
O neozelandês Edmund Hillary, primeiro a escalar o Everest, foi quem idealizou o aeroporto, recentemente batizado como Tenzing-Hillary em sua homenagem

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